Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro de Educação Profissional discute matriz curricular
Atualizado em 18/08/2011 às 18h05
Professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais, Territoriais de Educação Profissional e de Unidades Escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio se reúnem nos dias 18 e 19, no Hotel Vilamar, em Salvador. O objetivo é discutir a atualização das matrizes curriculares dos cursos técnicos de nível médio que fazem parte dos Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.
O debate faz parte da série de Encontros Pedagógicos da Educação Profissional e tem a proposta de dialogar com os profissionais para alinhar e atualizar as matrizes da formação técnica específica com pesquisas e teorias contemporâneas, dentro das perspectivas de cada Território de Identidade, a partir da troca de experiências das distintas realidades, olhares e saberes pedagógicos.
Conhecimento - Cristina Nascimento, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, considera a troca de experiências fundamental para alcançar cada vez mais a formação integral dos futuros técnicos. “O momento é oportuno para orientar os professores e gestores nas diretrizes a serem tomadas para a constituição do itinerário informativo do estudante, assim como para atualizarmos e unificarmos as nossas percepções diante da realidade do local onde vivemos.”
Neuma Ferraz, professora dos cursos técnicos do Eixo Gestão e Negócio, do CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro, também concorda. “Por meio de debates como estes, crescemos nós e nossos estudantes, pois estamos sendo qualificados para fazermos o melhor pela formação deles,” acrescentou.
A coordenadora de currículos e práticas pedagógicas da Educação Profissional, Cláudia Goes, afirma que a série de Encontros também procurar relembrar aos educadores que a formação dos técnicos não é mais voltada para a formação tecnicista e sim para a linha das humanidades, por isso que diz que as ações pedagógicas são focadas na tecnologia social”.
Arte na Escola - A diretora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Beth Rangel, ressaltou a importância da arte na composição do currículo dos cursos técnicos do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. “A arte, como conhecimento, tem autonomia como qualquer outra área, apresentando suas teorias e conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento humano do estudante”. Ela ainda acrescenta, que a formação do técnico em dança e de demais cursos técnicos ofertados pela Rede de Educação Profissional, não é vista como tecnicista, mas como humana. “A arte no curso técnico em dança, especificamente, compreende o corpo na sua totalidade. O estudante desenvolve a dimensão cognitiva, relacional e técnica”.
Iniciada em julho deste ano, a série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros contemplem todos os cursos dos eixos tecnológicos da Educação Profissional da Bahia. A ideia é que, além da atualização dos currículos e elaboração de propostas, a série de Encontros resulte na formatação de um glossário para reunir expressões das diversas áreas técnicas.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas